Imagem

Imagem

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ócio

Segundo o dicionário Houaiss, a palavra "ócio" é um substantivo masculino, que significa:

1 cessação do trabalho; folga, repouso, quietação, vagar;
2 espaço de tempo em que se descansa;
3 falta de ocupação; inação, ociosidade;
4 falta de disposição física; preguiça, moleza, mandriice, ociosidade;
5 derivação: sentido figurado;
6 trabalho leve, agradável.

Pois é assim que me encontro... Numa falta de disposição sem tamanho. Ai de mim! Ando numa falta de vontade, num estado de não querer estudar, organizar as coisas, cozinhar, escrever no blog, enfim... Ficar de pernas para o ar.... Ai de mim!!! Preciso me livrar desse estado de espírito já!

Acho que é o resquício de muitos afezeres nos últimos tempos... Mas tenho que retomar, são tantas coisas a fazer que não posso (e não acho bom) estar neste estado. Para se ter idéia, ultimamente, só quero me ocupar de lazer (internet, TV, filmes, conversas com amigas etc.).

O ócio improdutivo é o fim! Preciso mesmo é praticar, com urgência, "O ócio criativo", conceito criado pelo sociólogo italiano Domenico di Masi, que prega a "estruturação das atividades humanas em uma combinação equilibrada de trabalho, estudo e lazer". É como diz a frase:

"Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde a sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente" Leonardo Da Vinci.

Um comentário:

Lu.a disse...

É disto que eu ando a precisar...de muito ócio!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...