Imagem

Imagem

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Onze Minutos – Paulo Coelho


Li o meu primeiro livro de Paulo Coelho! 

Muitos podem estar se perguntado: “Nossa, o primeiro livro de Paulo Coelho! Como assim? Um escritor tão famoso...”. 

Eu explico... Sempre vi a grande repercussão que os livros deste autor causam, especialmente, no exterior. Entretanto, aqui no Brasil, há muitas críticas. Assim, acabei adiando a minha leitura. 

O que tenho a dizer é que: não confiem em críticas, sejam elas quais forem – literárias, fílmicas etc. – mesmo que seja a de um especialista na área, isso porque chego à conclusão de que “gosto é gosto!”. O que é bom para um crítico, nem sempre se enquadra com o meu (o seu) gosto, bem como, nem tudo o que o desagrada, gera o mesmo efeito em mim (em você). Isso porque depende muito da bagagem cultural de cada um... Mesmo assim, é importante ler as críticas? Creio que sim, pois nos trazem outras visões sobre um mesmo assunto, mas não devemos nos “deixar levar” por isso, NUNCA!. 

Voltando ao livro de Paulo Coelho... Fui numa livraria (passeio que AMO fazer!) e, lá encontrei e comprei alguns livros interessantes, dentre eles, Onze minutos, deste escritor. 

Assim que cheguei em casa, decidi começar as minhas leituras por este livro, por ser o de menor número de páginas dentre todos. Comecei a leitura num dia e não parei mais. Resultado: li o livro todo (238 páginas), em menos de dois dias. 

A contracapa do livro informa o seguinte: 

“Em Onze minutos, Paulo Coelho explora o tema sexo e cria um conto de fadas moderno, melancólico e sensual, que narra a transformação de uma mulher em busca de si mesma. 

Maria, uma jovem nordestina desiludida com o amor, sai de casa à procura de aventura e paixões, e é na Suíça, como prostituta, que encontra as respostas para suas perguntas mais profundas. 

Baseado em fatos reais, o romance parte da banalização do amor e do sexo para nos fazer refletir sobre a natureza humana e a liberdade de sermos nós mesmos”. 

Quando li isto me interessei pelo tema e fiquei curiosa: como será que a prostituição estaria representada no livro? E esta mulher? Quais as descobertas? 

O livro realmente é um romance, um conto de fadas, que acontece para uma parcela muito pequena destas profissionais, pois sabemos que a realidade de muitas é outra. Não me prendi muito a isso. Prestei mais atenção na escrita do autor mesmo, que considerei instigante e simples. O livro conta um pouco como é a vida de uma prostituta, mas se prende mais as descobertas pessoais da personagem, em relação à vida, ao amor e ao sexo. E, isso sim vale a leitura! Por isso, recomendo! 

Agora, quero ler os outros livros de Paulo Coelho, pois trazem descobertas pessoais mais variadas, segundo o que andei pesquisando. 

Alguém já leu? O que achou?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...