Imagem

Imagem

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O tempo entre costuras – María Dueñas



Este livro comprei junto com o do Paulo Coelho e comecei a lê-lo também na sequência. É um livro grande, de leitura mais demorada e que exige uma bagagem histórico-cultural também. 

Primeiro, tenho que dizer que adoro me deter em personagens femininas, pois também pesquiso sobre Estudos de Gênero, mas não sou feminista extremada! Rs. 

Segundo, já tinha visto bons comentários sobre a autora – a espanhola María Dueñas -, o que me fez pensar em realizar algum estudo doutoral sobre a mesma, pois penso em fazer doutorado no exterior. Além disso, pesquisar sobre uma autora ainda viva e atuando como professora na Universidade de Múrcia, seria maravilhoso! Quem sabe não se realiza algum dia, não é? 

Terceiro, é um romance histórico e, eu adoro conhecer e entender sobre a História (História aqui com H maiúsculo, representando a história mundial, os acontecimentos reais que marcaram o mundo). E a autora faz a brilhante mescla entre personagens reais e ficcionais, que até nos faz pensar que estas personagens ficcionais podem, de fato, ter existido. 

A capa do livro é belíssima, elegante e isso também é um chamariz (é esta aí do início do post). 

A contracapa do livro vem com os comentários de jornais e revistas em espanhol, como o El Mundo, o Expansión e a Mujer Hoy, além de ter uma breve explanação sobre a autora e o livro: 

“A escritora María Dueñas é um verdadeiro fenômeno. Quando lançou este maravilhoso O tempo entre costuras, em 2009, não espetava a repercussão que alcançou. Hoje, disputada pelas maiores editoras do mundo, María Dueñas é comparada a Carlos Ruiz Zafón por sua prosa hipnotizadora e a forma cheia de imaginação e delicadeza com que combina fatos e personagens reais com ficcionais. 

A verdade é que depois que se conhece Sira Quiroga, a encantadora costureira que protagoniza esta aventura, é impossível esquecê-la. O cuidado de María Dueñas com as palavras faz o leitor ouvir a respiração daquela frágil e pobre trabalhadora que um dia se apaixona loucamente, e parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida. Até que se transforma uma vez mais um novo mundo, agora repleto de espiões, impostores e fugitivos. 

Seria injusto classificar O tempo entre costuras. Mais correto seria dizer que se trata desses romances deliciosos nos quais cada página nos provoca sensações diferentes. Sem sombra de dúvidas, María Dueñas é dessas autoras que sabem falar e tocar os leitores. Entegue-se a essa história, você não vai se arrepender”. 

Achei o livro completamente fantástico! Uma história maravilhosa... Uma delícia de ler e não se quer parar mais. As personagens são fortes, cada uma com a sua grandeza, história de vida e sabedoria. Sabem que a vida tem “altos e baixos”, mas é preciso seguir adiante. Ao final do livro, dá vontade de ler mais, de ter uma continuação. 

Sobre a escrita da autora, posso dizer que é sutil e envolvente, uma narrativa muito bem construída e que aguça o leitor. Com certeza, esta escritora está entre as minhas preferidas. Recomendo este livro e lerei outros desta autora!!!

María Dueñas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...