Imagem

Imagem

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Falso moralismo

O mais recente comercial das Havaianas (vídeo 1) foi censurado e retirado do ar. No comercial, avó e neta vão a um restaurante elegante e a avó percebe que a neta está usando sandálias e reclama, a neta diz que não era uma simples sandálias, mas Havaianas Fit; a seguir, entra no restaurante um galã de TV e a avó confessa que a neta poderia arranjar um rapaz assim, ela responde que seria ruim casar com um famoso; aí, a avó diz que não estava falando de casamento e sim de sexo; por fim, a avó diz: depois dizem que ela é a "atrasada". A “censura” aconteceu depois de várias reclamações de telespectadores, o que gerou também a abertura de um processo no Conar (Conselho de autoregulamentação publicitária).
Acredito que o que chocou a sociedade foi o fato de uma senhora idosa apontar o sexo, sem o casamento, como alternativa para a jovem neta, quando deveria perpetuar os padrões patriarcais e falologocêntricos que sempre aprisionaram as mulheres. Nada mais hipócrita e contraditório numa sociedade que apresenta mulheres nuas no carnaval, nos programas de TV e na mídia em geral; além disso, aplaude e "celebra" as ex-BBBs, que como se sabe, aparecem em trajes mínimos, se comportam de forma vulgar e saem do confinamento direto para as páginas de revistas masculinas. Tendo em vista também o quanto o sexo está sendo veiculado, falado e praticado cada vez mais cedo (as pesquisas e o número de adolescentes grávidas já indicam isso) é, no mínimo, ridículo ver a censura atuando, ainda mais quando não há nada de tão chocante na propaganda, apenas inusitado.
Como as Havaianas reformularam o comercial (vídeo 2), este acabou chamando mais atenção ainda e está à disposição para quem queira ver no site da empresa e em sites de vídeos. Fica aí a pergunta: Por que tanta hipocrisia? Por que não fiscalizar coisas mais úteis e decisivas?

Comercial Havaianas 1

Comercial Havaianas 2

2 comentários:

Lu.a disse...

LOL!!!
Desculpa, mas reclamação de espectadores porque uma velhinha fala de sexo durante 2 segundos só dá para rir mesmo!!

Laetitia disse...

Sem dúvida! Não há mesmo nada pior quefalsos moralismos, bah!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...